Você sabe o que considerar no momento de elaborar um projeto de reforma comercial?
A reforma de um espaço comercial pode ser uma tarefa bastante desafiadora. Mas, ao mesmo tempo, representa uma oportunidade incrível para revitalizar o ambiente de trabalho e impulsionar o sucesso do negócio.
Seja para modernizar o espaço, para melhorar a funcionalidade ou simplesmente para criar uma atmosfera mais acolhedora e profissional, uma reforma bem planejada pode transformar completamente a percepção e a eficiência de um estabelecimento comercial.
No entanto, para garantir que a reforma atenda às necessidades do cliente e consiga atingir os objetivos desejados, é indispensável levar em consideração alguns elementos fundamentais durante o processo.
Vamos conhecer cinco itens indispensáveis que devemos considerar em qualquer projeto de reforma comercial para assegurar que o resultado não só atenda, mas supere as expectativas. Acompanhe!
5 itens que não podem faltar em um projeto de reforma comercial de sucesso
Planejamento detalhado e autorizações necessárias
O planejamento detalhado é a base para qualquer projeto de reforma ser bem-sucedido.
Antes de iniciar a reforma, é importante elaborar um plano completo que inclua todos os aspectos do projeto.
Isso envolve definir os objetivos de forma clara, estabelecer um cronograma detalhado, calcular um orçamento realista e considerar todos os possíveis desafios e contingências que possam aparecer no meio do caminho.
Além disso, antes de qualquer obra começar, é imprescindível obter todas as autorizações e permissões necessárias para evitar interrupções legais e possíveis multas.
Portanto, um planejamento detalhado ajuda a identificar e a mitigar os riscos potenciais antes que eles se tornem problemas significativos. Aliás, também contribui para elevar a eficiência da operação, evitando problemas previsíveis.
Análise das necessidades do local
Para uma reforma comercial ser bem-sucedida, ela deve começar com uma análise detalhada de quais são as necessidades específicas do local.
Afinal, entender as características do espaço e como ele é utilizado permite que as mudanças sejam muito mais precisas e eficazes. Dessa forma, contribui para criar um ambiente realmente funcional e adaptado às demandas do negócio.
Além disso, cada área de um espaço comercial tem um propósito específico, certo?
Então, identificar quais são essas funções e avaliar se o espaço disponível é ideal para essas funções também pode contribuir para pensar em quais mudanças podem ser feitas para otimizar o local.
Por exemplo: áreas de atendimento ao cliente podem precisar de mais espaço e acessibilidade, enquanto áreas de armazenamento podem precisar de prateleiras adicionais.
Um projeto de reforma comercial requer um orçamento realista com reserva para imprevistos
Estabelecer um orçamento verdadeiramente realista é uma das etapas mais críticas em qualquer projeto de reforma comercial.
Isso porque um orçamento bem planejado garante que todos os aspectos do projeto consigam ser financiados. Além disso, também ajuda a evitar surpresas financeiras que possam comprometer o sucesso da reforma.
Uma prática recomendada é reservar cerca de 10% a 15% do valor total do projeto para lidar apenas com imprevistos, se for necessário. É o caso, por exemplo, do aumento nos preços dos materiais ou descobertas de problemas estruturais que estavam ocultos.
Ter um orçamento flexível permite realizar ajustes conforme ocorre a execução do projeto.
Desse modo, um orçamento bem planejado evita gastos excessivos, além de contribuir para reduzir o estresse de toda a gestão financeira e assegurar que todos os aspectos do projeto possam ser concluídos conforme planejado.
Escolha adequada das cores e materiais
A escolha das cores e materiais é capaz de influenciar diretamente a funcionalidade, a estética e o comportamento no ambiente.
As cores têm um impacto psicológico muito importante: tons quentes, como vermelho e amarelo, estimulam energia e criatividade. Em contrapartida, cores frias como azul e verde contribuem para promover uma maior sensação de calma e de concentração.
A durabilidade dos materiais também é um aspecto muito importante em ambientes comerciais onde o desgaste é maior.
Materiais de alta qualidade podem ter um custo inicial mais elevado, mas é possível economizar com manutenção no longo prazo.
Além disso, é importante considerar a funcionalidade dos materiais conforme a área específica: pisos resistentes para recepções e corredores, carpetes para salas de reunião e materiais que resistam à umidade para banheiros e cozinhas, por exemplo.
Não podemos nos esquecer dos acabamentos de alta qualidade, como rodapés, molduras e ferragens, pois eles adicionam um toque a mais sofisticação a um espaço comercial.
Conforto e funcionalidade
Por fim, mas não menos importante, o quinto item que não pode faltar em um projeto de reforma comercial de sucesso é o conforto e a funcionalidade.
Móveis ergonômicos e de alta qualidade são essenciais para promover o bem-estar dos colaboradores e a eficiência do espaço como um todo.
O controle do ruído e de temperatura, layout funcional e iluminação adequada, por exemplo, também contribuem para criar um ambiente de trabalho que seja mais produtivo.
Então, quando se considera o conforto e a funcionalidade no projeto de reforma comercial, é possível garantir que o resultado da reforma seja um ambiente comercial que atenda às necessidades operacionais e seja capaz de proporcionar uma experiência positiva para os colaboradores e para os clientes.
Gostou de conhecer essas dicas para projetos de reforma comercial? Visite o nosso site para conhecer mais sobre os nossos serviços e conferir outros conteúdos relevantes para design e reforma!