A decoração de interiores em ambientes corporativos está se transformando rapidamente e acompanhando as novidades em design de interiores que estão se tornando o centro das atenções nos últimos tempos.
Para se adaptar às necessidades modernas tanto de bem-estar, como de sustentabilidade e de tecnologia, em 2024 as tendências de decoração de interiores para ambientes corporativos estão permitindo criar espaços comerciais em ambientes cada vez mais dinâmicos, acolhedores e funcionais.
Então, se você quer promover uma reforma dentro do seu ambiente corporativo e já incrementar as mais novas tendências, continue nos acompanhando nesse conteúdo!
Tendências de decoração de interiores 2024 em ambientes corporativos
Design biofílico e sustentabilidade
Dentre as principais tendências de decoração de interiores em ambientes corporativos para 2024, o design biofílico, que incorpora elementos naturais nos espaços interiores, está se consolidando como uma das principais.
O design biofílico integra plantas, luz natural e materiais naturais nos escritórios. Paredes vivas, jardins verticais e bastante plantas em vasos são aspectos bem comuns desta tendência.
Afinal, ajudam a trazer a natureza para dentro do espaço de trabalho. Isso pode melhorar a qualidade do ar e proporcionar um ambiente mais relaxante e esteticamente agradável.
Seguindo essa mesma linha, o uso de materiais sustentáveis também está assumindo um papel bem forte. Materiais como madeira reciclada, bambu e linóleo são boas opções por conta da sua renovabilidade e do baixo impacto ambiental.
Além disso, o uso de móveis feitos a partir de materiais reciclados ou que possuam uma origem responsável estão igualmente em alta.
Afinal, isso contribui não apenas para minimizar o impacto ambiental, mas também para reforçar esse aspecto natural e mais orgânico dentro dos espaços de trabalho.
Nesse sentido, o design biofílico se torna benéfico para o meio ambiente e para a saúde e produtividade dos funcionários.
Isso porque a presença de plantas e outros elementos naturais ajuda a reduzir sintomas de doenças, aumentar a criatividade e melhorar o desempenho cognitivo. Dessa forma, os ambientes corporativos se tornam espaços muito mais atraentes e motivadores.
Ergonomia e bem-estar
A ergonomia e o bem-estar dos funcionários são dois aspectos muito importantes dentro das tendências de decoração de interiores em ambientes corporativos para 2024.
A criação de espaços capazes de promover a saúde física e mental dos colaboradores não só melhora a qualidade de vida, como também aumenta a produtividade e a satisfação no trabalho.
O uso de mobiliário ergonômico, como cadeiras ajustáveis, mesas com altura regulável e suportes de monitor, é interessante para prevenir problemas de saúde decorrentes do trabalho, como dores nas costas e no pescoço.
As cadeiras ergonômicas, por exemplo, oferecem todo o suporte necessário para a coluna vertebral, promovendo uma postura mais correta e reduzindo a fadiga.
Já as mesas que permitem alternar entre posições sentado e em pé, ajudam a combater os efeitos negativos de ficar sentado por longos períodos. Além disso, elas permitem que os colaboradores ajustem a altura conforme precisarem.
Aliás, criar áreas de descanso confortáveis está entre as solicitações mais pedidas para designs mais modernos de ambientes corporativos.
Esses espaços podem ser equipados com móveis confortáveis e um design mais relaxante, como iluminação suave e cores calmantes.
Integração com a tecnologia
A integração tecnológica é uma das principais tendências de decoração de interiores em ambientes corporativos para 2024, pois transforma os espaços de trabalho em locais muito mais eficientes, conectados e adaptáveis.
Nesse contexto, a conectividade é essencial, pois facilita a colaboração entre os funcionários por meio de tecnologia sem fio e de sistemas de comunicação avançados.
Os processos de automação, com controle de iluminação, temperatura e persianas, por exemplo, melhoram o conforto e a eficiência energética. Em contrapartida, a realidade virtual e aumentada é usada para treinamento e design colaborativo.
Além disso, os sistemas de gestão de energia e o uso de materiais recicláveis podem promover a sustentabilidade tecnológica, criando ambientes de trabalho mais ecológicos.
Cores vibrantes e naturais
Outra tendência muito forte para a decoração de interiores em ambientes corporativos agora em 2024, é o uso de cores vibrantes e naturais. Isso reflete um ambiente mais dinâmico e acolhedor ao mesmo tempo.
As cores vibrantes, como o vermelho, o laranja e o azul royal, estão sendo utilizadas para criar espaços energizantes, que contribuem indiretamente para estimular a criatividade e a produtividade.
Ao mesmo tempo, as cores mais naturais, como verdes, azuis suaves e tons terrosos, trazem uma sensação maior de tranquilidade e de bem-estar, conectando os espaços internos com a natureza.
Em um ambiente corporativo, a integração dessas cores pode ser de maneira estratégica, combinando elementos vibrantes com bases neutras.
Dessa forma, é possível evitar sobrecarga visual e trazer esse mix de sensações que ajudam a promover a produtividade e o bem-estar.
Por exemplo, é possível complementar as paredes neutras com móveis ou acessórios em cores vibrantes. Isso cria pontos de interesse sem comprometer a harmonia do ambiente.
Além disso, também podemos incorporar as plantas e elementos naturais para reforçar a conexão com a natureza, contribuindo para criar um ambiente de trabalho mais saudável e tranquilo.
Espaços multifuncionais
Os espaços multifuncionais estão ganhando ainda mais destaque em 2024 como uma das principais tendências de decoração de interiores em ambientes corporativos. Afinal, eles oferecem flexibilidade e uma eficiência elevada para os locais de trabalho.
Esses ambientes são especialmente feitos para atender a diversas atividades e necessidades. Isso proporciona uma utilização mais inteligente e versátil do espaço que a empresa possui disponível.
A flexibilidade é a principal característica dos espaços multifuncionais, que o uso de mobiliário modular e ajustável pode promover.
Dessa forma, permite que os ambientes sejam reconfigurados rapidamente para diferentes usos, como reuniões, coworking, eventos ou áreas de descanso.
Mesas dobráveis, cadeiras empilháveis e divisórias móveis são alguns dos principais elementos que facilitam essa adaptabilidade, permitindo que o escritório se transforme conforme as necessidades dos colaboradores.
Além disso, os espaços multifuncionais visam promover a colaboração e a inovação.
Afinal, quando criam áreas que podem ser usadas para reuniões informais, sessões de brainstorming ou atividades de equipe, as empresas conseguem incentivar a interação entre os funcionários e a troca de ideias.
Design inclusivo também são exemplos de decoração de interiores em ambientes corporativos
Por fim, o design inclusivo é praticamente uma prioridade em 2024. Ele diz respeito à capacidade das empresas de criar espaços acessíveis e funcionais para todos.
Isso inclui, por exemplo, a acessibilidade física, como rampas, elevadores e estações de trabalho ajustáveis. Assim como tecnologias assistivas, como softwares de leitura de tela e amplificação de som.
Dentro do campo do design corporativo, o design inclusivo é visto como uma estratégia essencial para melhorar a moral, a produtividade e a retenção de talentos. Além disso, também ajuda a refletir os valores de diversidade e de inclusão da organização.
Se você busca um projeto para o seu espaço comercial moderno, inovador e eficiente, entre em contato para conhecer um pouco mais sobre o que entregamos e como podemos te ajudar!